13 de junho de 2012

PROGRAMA " IMPULSO JOVEM " PARA O ALGARVE - Governo vai alocar verbas nacionais para fazer cumprir na totalidade o programa Impulso Jovem no Algarve

Executivo dá resposta a aspirações dos jovens algarvios


O PSD/Algarve congratula-se com a declaração politica do Ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas que hoje, na Assembleia da República, afirmou que o governo vai alocar verbas nacionais para fazer cumprir na totalidade o programa Impulso Jovem no Algarve.
Recorde-se que o plano estratégico apresentado pelo governo deixava de fora o Algarve num dos pontos do projecto nomeadamente o “Passaporte Emprego” por este ser financiado por verbas do FEDER do Quadro Comunitário de Apoio, e o Algarve não ser elegível por estar no regime transitório do Objectivo Convergência, designado Phasing-out.
O governo, num acto de reconhecimento da importância do problema do desemprego na região do Algarve, dá assim uma resposta adicional e extraordinária aos jovens da região permitindo que estes possam ter acesso à totalidade do programa Impulso Jovem.
As medidas do plano passam pela criação de diversos «Passaportes Emprego» em áreas como a industrialização, a inovação, a internacionalização ou economia social. Paralelamente, estão a ser lançados outros apoios à contratação de jovens desempregados de longa duração, bem como o programa «Portugal Empreendedor», destinado a apoiar projectos de empreendedorismo por empresas que recrutem jovens desempregados com qualificações superiores.
O vasto leque de medidas apresentadas reveste-se de especial importância para o Algarve, região que tem vindo a registar uma das mais elevadas taxas de desemprego a nível nacional. No total, o fundo de apoios é superior a 344 milhões de euros, que os jovens do Algarve terão acesso por completo.
Para o presidente da Comissão Política Distrital do PSD Algarve, Luís Gomes, «o governo foi sensível aos argumentos apresentados e num acto de reconhecimento da problemática do desemprego na região e ainda numa perspectiva de solidariedade nacional, vai alocar os meios nacionais necessários para que se cumpra na totalidade este plano no Algarve. Os jovens algarvios vêm assim reforçados os apoios que vão potenciar a criação de postos de trabalho na região».
PSD/Algarve desafia oposição a retratar-se e a apoiar este plano
Foi notória a forma sectorial e desfasada como os responsáveis do Partido Socialista na região reagiram ao anúncio inicial deste plano. Temos que diferenciar quem está na politica para alimentar a polémica e o debate estéril como demonstrou o PS/Algarve e quem o está para com diálogo resolver o problema das pessoas como o PSD demonstrou neste processo. O debate em torno do desemprego é demasiado importante para ser tratado de forma leviana e com o facilitismo que os dirigentes do PS/Algarve assumiram nesta situação. O PS/Algarve tomou a parte pelo todo e não se coibiram a lançar criticas a um plano gerador de empregos para os jovens do Algarve. Agora que o governo dá uma resposta ainda mais excepcional a este problema, o PSD/Algarve desafios os mesmos dirigentes a virem a público retratar-se da forma como publicamente reagiram a este anuncio e a dar o apoio a este plano tão importante para ajudar os jovens do Algarve.
«Ao contrário do anterior governo liderado por José Sócrates e pelo Partido Socialista, o actual executivo trabalha na base do dialogo e da procura constante das melhores soluções para o País e só assim é possível que agora exista esta resposta adicional especificamente para o Algarve. Esperamos agora que os dirigentes do PS/Algarve saibam reconhecer publicamente esta medida», conclui Luís Gomes.

Gabinete de Comunicação do PSD Algarve

Sem comentários: